Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria.
Jorge Luís Borges

O Clube de Leitura dá as boas vindas a todos os leitores que queiram partilhar essa experiência única que é ler. Se tens alguns textos da tua autoria ou de autores de que gostes em especial, envia-os para eb23ms.clubedeleitura@gmail.com.

sábado, 13 de dezembro de 2008


A felicidade é feita de pequenas coisas, como a família e os amigos, por isso ser-se feliz é fácil, apenas precisamos de dar importância ao insubstituível, que são os que nos rodeiam. Quem não valoriza a família valoriza os seus bens e, apesar de rico, é infeliz por fora, inevitavelmente. É por isso que alguns não se sentam felizes, apenas valorizam o fútil, o superficial, que os torna ricos, mas pobres.
A felicidade dá-se quando as nossas expectativas e ambições se encontram com a realidade. Aí, sentimos afecto pelo trabalho que fizemos e satisfação pelo que conseguimos construir com as nossas mãos, o nosso suor. A esse sentimento chamamos felicidade.
A felicidade tem, para cada pessoa, um significado. Para um agricultor, uma simples colheita, é de uma importância banal, é importante que essa mesma colheita nasça e renasça, e entre uma colheita e outra e outra há muita felicidade.
Para outros, a felicidade está num presente, num jarro, num relógio… em pequenas coisas que contribuem para um bem melhor, que somos nós.
O conto “História da Gata Borralheira”, de Sophia de Mello Breyner Andresen, mostra-nos que a riqueza não é tudo, que a riqueza tem um preço, não dinheiro, mas sim algo mais abstracto, mais interno, que é a nossa alma, a nossa dignidade, e que a vida de riqueza, de aparências não se compara à vida pobre e digna, que pode não nos satisfazer materialmente, mas que nos dá aquilo de que nós precisamos e nada mais.
A felicidade encontra-se em nós, mas as decisões que tomamos é que a suprimem ou a libertam.


Guilherme Estrela, 8ºD

2 comentários:

A. Pinto Correia disse...

É um texto de um aluno?! Se sim, parece-me que temos escritores..

APC disse...

Ana?!!!!!! onde andas?